Devo dizer que este é um tema que me assusta e com o qual tive de lidar logo aos 2 meses de idade da nossa princesa, devido à necessidade (loucura?!?) de iniciar um estágio voluntário no Hospital.
Surgiu o nome duma ama, perto de casa, por meio de um conhecimento de uma prima minha. Fui visitar o espaço, que achei que estava engraçado e acolhedor. Também o preço era apelativo: 100€ mensais! (tudo o resto que já vi é sempre mais caro!). Portanto como estavamos com alguma urgencia, acabamos por aceitar.
Ora desde então tem havido altos e baixos.
Há dias que parece que a princesa tem tudo o que precisa, noutros parece-me que deixam-me a míuda a berrar. No outro dia a ama virou-se para mim e disse-me que dá das brecas à Laila e perguntou-me se eu lhe dava muito colo. Fiquei estúpida a olhar para a mulher. Que raio? é óbvio que dou algum colo mas caramba a maior parte do tempo a minha filha está no parque a brincar com os bonequinhos dela sem chatear ninguém. Agora que me digam que ela não gosta de estar só e que gosta de atenção. Isso sim. Mas não é assim com todos os bebés?
Noutro dia, chegou-me com o olho meio negro a casa e pisado. Eu liguei para a ama e perguntei o que é que se tinha passado. Ao que me responde que não se tinha apercebido de nada, mas que eu devia me ir acostumando que apartir de agora as quedas seriam mais comuns, visto que ela começa a se mexer mais. Fiquei feita parva.
Também já me aconteceu ter de ir buscar a Laila mais tarde. Ela estava sonolenta e não me sorriu como de costume, mas achei que seria de ter vindo um pouco mais tarde. Quando cheguei a casa para pegá-la ao colo e dar-lhe papa antes de deitar, qual não é o meu espanto quando me apercebo que a minha princesa ardia em febre. Corri a ver quando tinha de febre: 39,8º. Fiquei logo apavorada. Meti-lhe logo um Ben-U-Ron e dei-lhe um banho de água tépida. Dei-lhe águinha, que ela bebeu num instantinho. E voltou a sorrir-me como sempre. Mudou como do dia para a noite. Agora eu pergunto: que raio não se aperceberam que a míuda estava a fazer febre?
No dia seguinte, mandei o Brufen e o Ben-U-Ron para ela dar alternadamente caso a Laila tivesse febre. Liguei-lhe de manhã cedo (ainda nem eram 8h) para lhe explicar, ao que ela me despachou dizendo que logo via. Ao meio dia volto a lhe ligar a perguntar como estava a minha fofa. Ora respondeu-me que não tinha comido bem mas que lhe tinha dado o medicamento. E eu perguntei: "mas ela teve febre?". E ela disse não mas que tinha dado. Raios me partam. Realmente a minha filha deve precisar de medicação desnecessariamente não?!?! Ainda pra mais deu-lhe o Brufen que muitos pediatras nem aconselham antes de 1ano, devido a ser tóxico para os rins e os ouvidos.
Já procurei outras creches, mas eu pergunto-me se não serão todas mais ou menos a mesma coisa? A minha tia já me disse para eu não ter ilusões, porque também ela tinha passado pelo mesmo. E pensar que me sacrifico todos os dias para ir para o Hospital trabalhar de graça ao invés de cuidar da minha filha. É de loucos não?