domingo, 29 de junho de 2008

Está Lançado o debate!

"Lanço um desafio: para que terá nascido a mulher? para ser mãe? (não quero expressar um qualquer pensamento machista, apenas lançar o debate!) Cronos"

Ora eu como não sou de me ficar, aceitei o debate do Cronos! E aqui vai o que penso:

Certamente nem toda a mulher nasceu para ser mãe. Primeiro porque existem mulheres (e mães) que nem merecem essa dádiva de serem mães. Segundo porque existem mulheres, infelizmente, que, mesmo merecendo serem mães, não o podem ser. Contudo, acredito que o corpo de uma mulher foi concebido para gerar Vida, e assim sendo considero que nenhuma mulher saberá o que é ser mulher em pleno sem ter sido mãe, daí a insatisfação das mulheres que não podem ser mães pois não se sentem realizadas.
Claro está que por alguém saber cantar, não é necessarimente cantor. Assim como o inverso se aplica. Como tal, uma mulher poderá saber ser mãe, ter dom para tal, mas na verdade não ser mãe (porque não pode ou porque não quer), assim como uma mulher poderá ser mãe mas que não sabe se-lo (porque não sabe sacrificar-se, não sabe educar ou simplesmente porque nunca teve um bom exemplo!).
Acredito que esta minha ideia pode chocar algumas mulheres, mas também que se choca é porque não são mães. Quando se é mãe a nossa visão altera, ser mãe enaltece-nos.
Também sei que a realidade de hoje, nãe é a realidade de outrora. Que presentemente a mulher tem um papel mais activo em casa. Mas não será isso um desafio ainda maior? Ser mãe, ser mulher e ser ganha-pão? Feliz o homem que tem uma mulher assim!

Mais, quando falo de mulher, falo de M-U-L-H-E-R com todas as letras. Ser mulher vai mais além do aspecto exterior, ser mulher é saber se comportar como uma Mulher.

"O Homem e A Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo;
a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa;
a mulher sonha.
Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano;
a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu."

(Victor Hugo)


E despeço-me com um grande BEM-HAJAM as mulheres :)

1 comentário:

Ninetta disse...

Bem mamã 1º vou confessar que detesto esta parte aqui do... "Introduza os caracteres que aparecem na imagem anterior. " LOL

Continunado.....lindo poema não conhecia e acho que define tudo o que é ser mulher, este ser tão incompreendido pelo homens.

A mulher claro que nasceu para ser mãe, é inegociavel, a natureza dotou-nos assim, temos agora é tecnologia que nos ajuda a escolher se queremos ou não e quando queremos...e mai nada !

Bjinhos mamã ....estimei bastante