19h de 18 de setembro de 2007, uma diminuição dos movimentos da bebé leva a mamã a dirigir-se às urgências. A mamã fez a cardiotocografia e a médica já estava prestes a dizer que não era nada porque a bebé tinha se mexido duas vezes durante o curto espaço de tempo em que a mamã teve a fazer o exame. Mas na via das dúvidas vamos examiná-la disse a médica... Foi então ao examinar que houve ruptura das águas e voilá a mamã teve que ficar logo internada. A mamã tremia que nem varas verdes. Depois de tanto tempo a ansiar por este momento a mamã não cabia em si de emoção só de pensar que era naquele dia que ia ver a bebé. Mal sabia a mamã que não seria logo no dia mas sim às 15h35 de 19 de setembro de 2007! Bom feitas as contas foram 19h de trabalho de parto para esta mamã!
O período de expulsão em si não foi complicado mas tudo o restante foi um tanto ou quanto doloroso mas vendo a princesinha valeu bem a pena. (Quem diria que sairia uma coisinha tão bonita de dentro da mamã e sendo o pai um texugo ranhoso como é!?) Até lá a mamã sofreu de dores das contracções, dores pela realização da epidural (que a mamã nem quer lembrar!!!) e uma tensão enorme. Fora ter que levar tantos pontos porque esta bebé lascou a mamã toda e portanto as dores posteriores também não são muito simpáticas! Mas ao olhar esta princesa quem pensa em dores? :)
A mamã teve alta logo no dia 21 mas a bebé teve que ficar no hospital porque tem icterícia neonatal (nada de preocupante, aliás algo muito comum nos bebés). Custou imenso vir para casa e deixar a bebé lá mas a mamã sabe que a bebé fica bem entregue e que é mesmo necessário tratar senão a situação complica. Agora mesmo a mamã prepara-se para voltar à maternidade para dar a mamada da manhã e tentar tirar mais leite para depois ficar se a bebé precisar durante a noite. A mamã espera que não seja necessário mais um dia d internamento da bebé mas logo se vê!
E aqui ficam umas fotos da piolhinha!
Fotos da bebé com um dia de existência:
A bebé na fototerapia:
sábado, 22 de setembro de 2007
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
O que levar para a Maternidade?
Bom e porque a Mamã não quer que cometam o mesmo erro por falta de informação e porque este blog também pretende transmitir conhecimentos aqui fica a lista do que é necessário levar para a Maternidade:
Para o núcleo de partos:
* para a Mamã - camisa (de preferencia aberta à frente), cuecas e chinelos!
* para a bebé - a sua primeira roupinha!, que consiste em roupa interior, fatinho, gorro, meias ou carapins, manta e fralda de pano.
Atenção que isto tem de ir num saquinho à parte pois apenas vão autorizar a entrada da mamã com isto e não com toda a panóplia de coisas necessárias! E ah não se esqueçam de não levar as unhas com verniz nem objectos de valor... apenas a aliança!
Para o serviço de puerpério (recuperação):
* para a Mamã - camisas de noite abertas à frente, robe, chinelos de quarto e/ou de banho, cuecas, soutien de amamentação, discos protectores de aleitamento, produtos de higiene, toalhas, pensos higiénicos e cinta pós parto (facultativo).
* para a bebé - mais 3 mudas de roupa pelo menos. Num parto normal, o internamento demora 2 dias, se fôr cesariana demora 3 dias. Contudo contando com imprevistos mais vale levar a mais! Senão sempre podem contar com a ajuda do marido em casa para escolher roupa... Mas se o marido for como o Papá da Layla mais vale ir já prevenida!! hihihihi Quanto à roupa deve-se evitar roupas de vestir pela cabeça e com rendas ou folhos! (as tias que esqueçam a moda! ehehe) Assim sendo, levem babygrous, fatos, carapins ou meias e casacos de malha sem pêlos. Para além disso convém levar manta ou xaile, toalha de banho, fralda de pano, fraldas descartáveis e toalhetes. Em termos de produtos de higiene não vale a pena se preocuparem com isso pois as enfermeiras tratarão de dar o banhinho ao seu bebé convenientemente.
Para além disto tudo, se forem como esta Mamã não se esqueçam da bem dita máquina fotográfica!!! :)
E pronto, espero que vos sejam úteis estes conselhos, para não meterem tudo junto, com uma mala para a mamã e outra para a bebé e depois terem de estar de novo a separar as coisas por serviço, que foi o que aconteceu à Mamã!
terça-feira, 11 de setembro de 2007
um dia em cheio!
Bem ontem foi o que se pode chamar um dia em cheio... A mamã começou por pôr em prática outra ideia para outro quadro para a bebé! é o último! Com tantos já feitos, o papá já se anda a afiambrar para assinar num e dizer que foi ele que fez para a bebé mas a Mamã não vai nessa! O papá que faça! :P Primeiro a mamã fez um estudo no papel sobre que animais colocar e que fundos usar... passou para a tela os desenhos e teve de interromper a sua obra de arte! Estava na hora da ginástica para o parto! FINALMENTE!!! A Mamã já estava a pensar que havia mas era de treinar no próprio dia mas va lá que ainda chegou a tempo.
Existem 3 coisas fundamentais para o parto:
* Respiração - no momento das contracções uterinas (mas nao aquelas finais), a parturiente deverá fazer respiração abdominal e se concentrar nela e não nas dores! Teoricamente a mamã fez bem mas vamos a ver na prática! hihihihi
* Relaxamento - após o momento de contracção, vem um período de relaxamento em que a parturiente deverá relaxar ao máximo, sem fazer força de qualquer género nem exibir tensão de qualquer forma... Este é um período para não dispender energia mas sim ganhá-la para o período que há-de vir.
* Esforço para a Expulsão - quando a dilatação está completa é a vez de usar as contracções para expulsar o bebé. Todas as forças não dispendidas anteriormente é aqui que a parturiente vai precisar! Para tal deve inspirar, reter o fôlego e fazer força no fundo da barriga o mais energicamente possível! Em 4/5 períodos expulsivos o bebé já deve ter saído! (a Mamã espera que seja como o zé povinho diz e que a terceira seja de vez!)
A Mamã adorou aprender estas coisas todas e deixou-a sem dúvida muito mais calma, pois para além de aprender na teoria, teve a experimentar na prática e aprendeu exercícios que ajudam na preparação para o parto para depois fazer uma boa dilatação! Uma das posições aprendidas chamava-se "gata assanhada" e bom digamos que foi a risota total das mamãs e o delírio dos maridões que estavam a assistir! hihihihi
E pronto, a brincar a brincar passou-se 2horas na ginástica. Quando a Mamã chegou a casa retomou as pinturas e ficou satisfeita com o resultado! :) Só falta dar uns retoquezinhos mas já que a Mamã já veio publicar o post hoje de manhã fica aqui a versão quase final! :)
Quanto à bebé deve ter adorado a ginástica e sentido o contentamento da Mamã pois passou a noite toda até a Mamã adormecer a ondular na barriguinha da Mamã! E que genica esta moça tem! :)
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Mamã nas pinturas outra vez...
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Mamã nas pinturas
Visto que a mamã tem tido tempo de sobra para estas coisas, a mamã decidiu ontem que havia de pintar uns quadros para pôr no quarto da Layla, em vez de andar a comprar já feitos. A mamã primeiro pensou em fazer bonequinhos contudo uma vez a Layla crescida já não faria muito sentido, e como a mamã quer que a Layla guarde sempre com muito amor o que a mamã fez para ela surgiu a ideia de fazer uma sequência floral e voilá! o resultado está à vista! Para uma primeira vez de uma pintora amadora acho que não ficou assim tão mal... aliás até fiquei bem feliz com o resultado final! E vocês que acham? :)
PS: ao vivo as cores estão mais vistosas!! :)
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Um dia atribulado...
Ora este sábado que passou a mamã mais uma vez se deslocou às urgências... mas desta vez a pensar que era desta que a pequenina Layla ia nascer...
A mamã começou com umas dorzinhas no fundo das costas, e como esta é a primeira gravidez, a mamã entra logo em estado de alerta! O papá disse logo que não era nada porque via na cara da mamã que era só cansaço e não propriamente dores de parto, mas a mamã não deu o braço a torcer... e voilá siga para as urgências!
A mamã foi colocada no cardiotocograma para registar os movimentos da bebé mas esta estava tão quietinha (pudera!)... passou cerca de meia hora e nada! No corredor a mamã ouviu uma bebé! Tinha nascido uma menina :) O pai da cuja ficou em pulgas, saltou da cadeira e disse "ouvi uma bebé, será a minha filha?!" hihihi é mesmo assim que imagino que o papá vai reagir (mas ainda não foi desta). O papá contou à mamã que o pai da bebé que nasceu (um matulão!!!) até chorava de ver a sua preciosidade! Pois é não há matulão que resista a um feijão de meio metro! :)
Depois do cardiotocograma, a mamã foi examinada, primeiro à urina que estava tudo nos conformes! e depois ao colo do útero a ver se já estava dilatado, mas ainda se encontrava fechado e só com a pressão de um dedo é que cede. Então para verificar o que se passava com a bebé que não se mexia, toca ir fazer uma ecografia... Ora bem senhores e senhoras.... Tcharaaaaaaaaaaammm a bebé estava descansadinha a dormir!!! ahahaha a tola da mamã a pensar que ia entrar em trabalho de parto e a bebé descansadinha da vida no seu sétimo sono! ai que tola esta mamã!
Mas enfim a mamã tem desculpa pois ser mamã pela primeira vez não é pêra doce e as dúvidas que nos surgem são imensas!! Mas pronto... realmente o papá tinha razão e era só mesmo cansaço... (não odeiam quando eles têm razão?!) :P
Subscrever:
Mensagens (Atom)