terça-feira, 11 de setembro de 2007

um dia em cheio!


Bem ontem foi o que se pode chamar um dia em cheio... A mamã começou por pôr em prática outra ideia para outro quadro para a bebé! é o último! Com tantos já feitos, o papá já se anda a afiambrar para assinar num e dizer que foi ele que fez para a bebé mas a Mamã não vai nessa! O papá que faça! :P Primeiro a mamã fez um estudo no papel sobre que animais colocar e que fundos usar... passou para a tela os desenhos e teve de interromper a sua obra de arte! Estava na hora da ginástica para o parto! FINALMENTE!!! A Mamã já estava a pensar que havia mas era de treinar no próprio dia mas va lá que ainda chegou a tempo.

Existem 3 coisas fundamentais para o parto:
* Respiração - no momento das contracções uterinas (mas nao aquelas finais), a parturiente deverá fazer respiração abdominal e se concentrar nela e não nas dores! Teoricamente a mamã fez bem mas vamos a ver na prática! hihihihi
* Relaxamento - após o momento de contracção, vem um período de relaxamento em que a parturiente deverá relaxar ao máximo, sem fazer força de qualquer género nem exibir tensão de qualquer forma... Este é um período para não dispender energia mas sim ganhá-la para o período que há-de vir.
* Esforço para a Expulsão - quando a dilatação está completa é a vez de usar as contracções para expulsar o bebé. Todas as forças não dispendidas anteriormente é aqui que a parturiente vai precisar! Para tal deve inspirar, reter o fôlego e fazer força no fundo da barriga o mais energicamente possível! Em 4/5 períodos expulsivos o bebé já deve ter saído! (a Mamã espera que seja como o zé povinho diz e que a terceira seja de vez!)

A Mamã adorou aprender estas coisas todas e deixou-a sem dúvida muito mais calma, pois para além de aprender na teoria, teve a experimentar na prática e aprendeu exercícios que ajudam na preparação para o parto para depois fazer uma boa dilatação! Uma das posições aprendidas chamava-se "gata assanhada" e bom digamos que foi a risota total das mamãs e o delírio dos maridões que estavam a assistir! hihihihi

E pronto, a brincar a brincar passou-se 2horas na ginástica. Quando a Mamã chegou a casa retomou as pinturas e ficou satisfeita com o resultado! :) Só falta dar uns retoquezinhos mas já que a Mamã já veio publicar o post hoje de manhã fica aqui a versão quase final! :)

Quanto à bebé deve ter adorado a ginástica e sentido o contentamento da Mamã pois passou a noite toda até a Mamã adormecer a ondular na barriguinha da Mamã! E que genica esta moça tem! :)

1 comentário:

markus disse...

Parabéns pelo lindo espaço criado.
"Tudo está ligado a tudo...Nada acontece por acaso!
".
Bjos***